metropoles.com

Secretário de Estado dos EUA irá se reunir com Lula na próxima semana

Além da reunião com Lula, Antony Blinken também irá viajar para a Argentina, onde irá se encontrar com Javier Milei

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anadolu Agency/Getty Images
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken
1 de 1 Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken - Foto: Anadolu Agency/Getty Images

O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Antony Blinken, irá viajar para o Brasil na próxima semana, quando se encontrará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A audiência entre os dois deve ocorrer em Brasília na próxima quarta-feira (21/2).

Segundo o governo norte-americano, a reunião de Blinken e Lula será para discutir questões bilaterais regionais e globais entre os dois países. Um dos temas será a cooperação do Brasil e dos EUA para a transição de energia energética e a garantia dos direitos dos trabalhadores.

Entre 20 e 21 de fevereiro ocorre a reunião de chanceleres do G20, no Rio de Janeiro. O evento deve contar com representantes das principais economias do mundo.

Assim como Blinken, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, irá participar da reunião do G20, no Brasil, como informou o colunista Rodrigo Rangel, do Metrópoles.

O G20 foi criado na década de 1990 com o intuito de discutir questões econômicas, políticas e sociais entre os Estados-membros.

A reunião do grupo na próxima semana antecede a Cúpula do G20, marcada para novembro deste ano, também no Rio de Janeiro. O presidente Lula tem se articulado internacionalmente para o encontro.

Visita à América do Sul

Na próxima quinta-feira (22/2), Antony Blinken irá embarcar para Buenos Aires, onde irá se encontrar com o presidente da Argentina, Javier Milei. A reunião será marcada pela discussão sobre o crescimento econômico sustentável, direitos humanos e a importância da democracia.

“Brasil e Argentina são dois dos nossos parceiros mais importantes nas Américas. A amplitude e profundidade das nossas relações nos permite trabalhar em conjunto para reforçar a segurança regional e global, e alcançar o crescimento econômico inclusivo e a prosperidade para os nossos povos através do comércio e do investimento”, informou o governo dos EUA.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?