metropoles.com

Secretário de Cultura diz que fogo em Cinemateca é tragédia anunciada

Secretário municipal de Cultura de São Paulo, Alê Youssef disse que governo federal tem linha ideológica distanciada da cultura brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Incêndio na Cinemateca de SP
1 de 1 Incêndio na Cinemateca de SP - Foto: Reprodução

São Paulo – O secretário municipal de Cultura de São Paulo, Alê Youssef, disse que o incêndio que atinge a Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, zona oeste da capital, na noite desta quinta-feira (29/7) é uma “tragédia anunciada”.

“Se for confirmado que o incêndio é fruto da falta de manutenção que nós e todo o setor audiovisual já tínhamos anunciado, vamos perceber que essa é mais uma ação de ataque à cultura e ao patrimônio cultural brasileiro por parte do Governo Federal, que tem uma linha ideológica completamente distanciada da cultura brasileira”, disse em nota enviada ao Metrópoles.

“É a crônica de uma tragédia anunciada“, acrescentou.

Já o secretário estadual da Cultura do estado, Sérgio Sá Leitão, disse à coluna da Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, que “trata-se de uma importante instituição cultural que pertence ao Governo Federal e vem sendo negligenciada pelo governo Bolsonaro desde 2019. Lamentável”.

A Defesa Civil de São Paulo confirmou que o fogo iniciado às 18h foi controlado por volta de 20h no galpão de 1.000 metros da Cinemateca. Não existe, portanto, chance de as chamas atingirem o restante da estrutura do prédio, que soma um total de 9 mil metros quadrados.

O prédio que está em chamas não é a sede principal da Cinemateca, mas um galpão destinado a reservas específicas de guarda de acervos, áreas de processamento de acervos fílmicos e documentais, laboratório de impressão fotográfica digital, bem como demais instalações administrativas, de apoio e serviços.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?