metropoles.com

Secretário de Administração Penitenciária é preso em ação da PF no Rio

Ao todo, 40 policiais federais cumprem três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão no Rio, Nova Iguaçu e Duque de Caxias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Polícia Federal (PF) faz a Operação Simonia no Rio de Janeiro para desarticular esquema criminoso na cúpula da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). O secretário Raphael Montenegro, o subsecretário da Gestão Operacional, Wellington Nunes da Silva, e o superintendente Sandro Farias Gimenes foram presos.

Ao todo, 40 policiais federais cumprem três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, expedidos pela Tribunal Regional Federal da 2ª Região. As ordens judiciais são cumpridas no Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu e em Duque de Caxias.

As investigações apontaram para a existência de “negociações espúrias entre a cúpula da Seap e lideranças de facção criminosa de origem fluminense, mas com atuação internacional no tráfico de drogas”.

De acordo com a PF, “os agentes públicos se comprometeram e realizaram diversas diligências para viabilizar o retorno de criminosos custodiados na Penitenciária Federal de Catanduvas, Paraná, para o estado do Rio de Janeiro”. Também teriam feito a soltura de um criminoso de altíssima periculosidade e com mandados de prisão pendentes.

Os servidores também permitiam a entrada de pessoas e itens proibidos em unidades prisionais estaduais.

“A investigação aponta ainda que os desvios cometidos pelos investigados foram praticados em troca de influência sobre os locais de domínio desses traficantes e outras vantagens ilícitas”, informou a PF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?