Secretário da Receita diz ser “muito difícil” fazer rico pagar imposto
Secretário Robinson Barreirinhas disse fazer referência a pessoas que “nunca trabalharam na vida” e vivem de renda
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, disse, nesta segunda-feira (13/11), que é “muito difícil” fazer ricos pagarem impostos no Brasil. Segundo ele, nos últimos anos foram dados muitos benefícios fiscais, que ele chamou de “jabutis tributários” e que teriam reduzido a arrecadação federal.
“É aquilo que o presidente da República diz: ‘Assim é fácil, cortar a merenda, cortar medicamento para atingir a meta fiscal é fácil, difícil é fazer rico pagar imposto’. Nós invertemos essa lógica. E é difícil mesmo. É muito difícil fazer os ricos pagarem imposto, quem tem mais condições de pagar imposto”, disse Barreirinhas no Congresso Nacional do Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco).
Em seguida, ele disse que o país precisa avançar na justiça fiscal e eliminar distorções.
“Não estou falando de quem produz, estou falando de quem não produz, pessoas que às vezes nunca trabalharam na vida, vivem de renda e pagam menos imposto do que um professor. Qual é a justiça disso?”, questionou.
À plateia, formada por auditores e servidores da Receita, Barreirinhas salientou que não basta cortar despesa: “Nós temos que melhorar muito a qualidade da receita”.
A correção de distorções tributárias é algo que tem sido tratado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com vistas a aumentar a arrecadação federal. Encontrar novas fontes de receitas é fundamental para a equipe econômica cumprir o compromisso de zerar o déficit fiscal em 2024, algo previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, mas em disputa com a ala política do governo.
Se não cumprir meta, governo sofrerá consequências da lei, diz Lira