Secretário da Agricultura reforça “geopolítica da paz” com G20 e COP30
Novo secretário do Ministério de Agricultura e Pecuária ressaltou a importância internacional do Brasil no combate à fome
atualizado
Compartilhar notícia
Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério de Agricultura e Pecuária, ressaltou a “geopolítica da paz” e a liderança do Brasil para contribuir para o fim da fome ao redor do mundo.
“Nessa geopolítica dos alimentos e do agro, é uma geopolítica da paz. E o Brasil é dos poucos que consegue garantir escala para segurança alimentar“, afirmou nesta quinta-feira (10/10).
O tema do combate à fome é caro ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o resto do governo. Na cúpula do G20, o Grupo dos Vinte, em novembro no Rio de Janeiro, será lançada a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Alguns países, como a Alemanha, aderiram.
“Com o anúncio do biocombustível do futuro, vejam o interesse que gera no mundo. O Brasil está em posição de liderança. O Brasil não pode se furtar de desempenhar seu papel de líder global nessas questões, juntamente a outros países”, completou.
Rua, que assumiu o cargo na última semana, disse ter expectativa de que a cúpula do G20 seja de “série de avanços e, naturalmente, terá encontros bilaterais, aproveitando, para discutir muito mais que os temas da agricultura”.
O secretário destacou que, além do G20, o Brasil sediará no próximo ano uma reunião dos Brics e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
“Esse momento do Brasil sendo chamado para esses eventos, de volta ao tabuleiro internacional, é fundamental”, destacou.