metropoles.com

Secretária LGBTQIA+: “Meninos e meninas podem vestir rosa, azul, branco”

Declaração foi uma resposta à ex-ministra Damares Alves, que causou polêmica ao dizer que “menino veste azul e menina veste rosa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jon Vallejo/Getty Images
Silhueta de mãos dadas atrás de bandeira LGBTQIA+
1 de 1 Silhueta de mãos dadas atrás de bandeira LGBTQIA+ - Foto: Jon Vallejo/Getty Images

Em sua primeira declaração pública como secretária de Promoção e Defesa das Pessoas LGBTQIA+, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Symmy Larrat disse nesta sexta-feira (20/1) que, na nova gestão da pasta, “meninos, meninas e ‘menines’ podem vestir rosa, azul, branco” e todas as cores que desejarem.

O discurso foi uma resposta à ex-ministra e senadora eleita pelo DF Damares Alves, do então Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Em um vídeo polêmico, Damares afirmou que “menino veste azul e menina veste rosa”. Ao assumir a pasta, a aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) destacou que “uma nova era” começava.

“Nessa gestão, sobretudo neste ministério, meninos, meninas e ‘menines’ podem vestir rosa, azul, branco, amarelo, lilás, arco-íris… Agora, tá liberado”, disse a secretária.

A declaração foi dada durante o 1° Encontro de LGBT+ Eleites, que ocorreu em Brasília. Por ocasião do mês da visibilidade trans, o evento discutiu a participação de pessoas transexuais e travestis na política.

Na conversa, Larrat destacou os desafios urgentes para a população LGBTQIA+, como o resgate de instrumentos de saúde, a construção de ferramentas de segurança para garantir o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que criminalizou a homotransfobia e a criação de uma política nacional específica para o grupo.

O evento contou com a participação das primeiras travestis eleitas para a Câmara dos Deputados, Erika Hilton (Psol-SP) e Duda Salabert (PDT-MG); e parlamentares eleitas para assembléias estaduais, Dani Balbi (PCdoB-RJ), Carolina Iara (Psol-SP) e Linda Brasil (Psol-SE). Representando ministérios, além de Symmy, estavam a assessora especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública Sheila de Carvalho e a secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?