metropoles.com

Secretária dos direitos LGBTQIA+ repudia fala de Nikolas Ferreira: “Inadmissível”

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) usou o plenário da Câmara dos Deputados para ironizar mulheres trans no Dia Internacional da Mulher

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto colorida da secretária nacional dos direitos das pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da secretária nacional dos direitos das pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat - Metrópoles - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A secretária nacional dos direitos das pessoas LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Symmy Larrat, afirmou que a fala do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) reforça preconceitos e a exclusão de pessoas trans.

“A gente não pode aceitar que ninguém use o seu espaço de poder, o seu lugar de poder, de status, para continuar proferindo discursos que têm reforçado a exclusão de pessoas trans do espaço escolar, a exclusão de pessoas trans da família. Sobretudo, um discurso que faz com que o Brasil seja o país que mais mata travestis e transexuais. Isso é inadmissível”, declarou Symmy Larrat em vídeo enviado ao Metrópoles.

A secretária Symmy Larrat explica que pessoas trans se identificam com um determinado gênero e o representam em sua integralidade, não apenas no momento em que colocam uma peruca.

Confira o posicionamento da secretária dos direitos LGBTQIA+:

Relembre o caso

No Dia Internacional da Mulher, nessa quarta-feira (8/3), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) colocou uma peruca e utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados para ironizar mulheres trans.

Com a peruca, o deputado disse que “se sente mulher”. “Me sinto mulher, deputada Nicole, e tenho algo muito interessante para poder falar. As mulheres estão perdendo o seu espaço para homens que se sentem mulheres”, afirmou.

Após as falas, deputados federais do PSol, PDT e PSB pediram a cassação de Nikolas Ferreira por suposta fala transfóbica. A representação pede ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que abra um processo disciplinar no Conselho de Ética na Casa contra o parlamentar de Minas Gerais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?