Secretaria de Saúde do Rio afirma que ninguém recebeu vacina vencida
Prefeitura entrou em contato com 741 pacientes e confirmou que eles tomaram doses da vacina com validade dentro do prazo
atualizado
Compartilhar notícia
Com o novo levantamento sobre a aplicação de vacinas vencidas, alguns órgãos se movimentaram para verificar a situação. Foi o caso da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, que rechecou os dados de vacinação de 756 pessoas suspeitas de terem tomado doses de AstraZeneca fora do período de validade.
A Secretaria entrou em contato com 741 pacientes e confirmou que eles tomaram doses da vacina com validade dentro do prazo. De acordo com um comunicado divulgado à imprensa, os 15 casos restantes seguem em investigação.
“Mas não há qualquer indício de que houve aplicação de doses vencidas nestes casos”, informa o texto. Eles defendem que os registros dos vacinados no sistema continham erros, mas que esses foram corrigidos após contato com essas 741 pessoas.
O comunicado divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio destaca ainda que “os registros identificados com erros no preenchimento das informações representam uma parcela muito pequena da campanha de vacinação”.
Isso porque o município do Rio de Janeiro aplicou mais de 4,1 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus.
Segundo levantamento divulgado na última sexta-feira (2/7) pela Folha de S.Paulo, o estado do Rio aplicou 2.410 doses vencidas de vacinas contra Covid-19.
O Metrópoles revelou o problema em abril deste ano, mas a situação continuou e se repetiu em pelo menos 1.532 cidades brasileiras.