Sebastião Melo toma posse como prefeito de Porto Alegre nesta quarta
Reeleito com 61,53% dos votos válidos no 2º turno, Sebastião Melo (MDB) tomou posse junto com 35 vereadores eleitos
atualizado
Compartilhar notícia
Sebastião Melo (MDB) tomou posse como prefeito de Porto Alegre nesta quarta-feira (1º/1), às 15h na Câmara Municipal de Porto Alegre. Ele foi reeleito no segundo turno do pleito de 2024 com 61,53% dos votos válidos.
O prefeito tem 66 anos e é solteiro. Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele declarou que tem ensino superior completo e patrimônio de R$ 760.557,72.
A vice-prefeita eleita, Betina Worm (PL), tem 59 anos, é divorciada e veterinária. Ela declarou ao TSE que tem ensino superior completo e patrimônio de R$ 435.774.
Sebastião Melo teve 61,53% dos votos válidos no segundo turno, vencendo Maria do Rosário (PT), que obteve 38,47%.
Reeleição em meio a destruição
Sebastião Melo foi reeleito no segundo turno no mesmo ano em que enchentes devastaram o Rio Grande do Sul entre abril e maio de 2024. A gestão da crise climática em Porto Alegre fizeram com que o chefe do Executivo municipal recebesse duras críticas.
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, atingiu a marca de 5,25 metros em 14 de maio, o maior da história. O avanço das águas expôs a fragilidade do Muro da Mauá, estrutura projetada para conter enchentes no Centro Histórico da capital.
As enchentes deixaram um rastro de destruição por todo o Rio Grande do Sul. Com 183 mortes confirmadas, a tragédia afetou a vida de mais de 800 mil gaúchos.
Falhas de vedação nas comportas permitiram a entrada da água, obrigando a prefeitura a recorrer a sacos de areia para proteger a região. As estradas estaduais foram duramente impactadas. Mais de 13 mil quilômetros de rodovias ficaram comprometidos, com 14 pontes levadas pelas águas.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, ficou inundado por mais de 20 dias, forçando o desvio de voos para a Base Aérea de Canoas.