Sebastião Melo (MDB) confirma favoritismo e é reeleito em Porto Alegre
Reeleito prefeito, Sebastião Melo atuou como vereador da capital, presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito da cidade
atualizado
Compartilhar notícia
Os eleitores de Porto Alegre (RS) escolheram Sebastião Melo (MDB), de 62 anos, para ser prefeito da cidade pelos próximos quatro anos. O advogado já atuou como vereador da capital gaúcha, presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito da cidade e deputado estadual.
À frente nas pesquisas na corrida eleitoral, Melo derrotou a candidata Maria do Rosário (PT) e dividirá, pelos próximos quatro anos, o comando da prefeitura com a veterinária Betina Worm (PL), vice na chapa.
Sebastião Melo teve 61,53% dos votos válidos no segundo turno, contra a petista Maria do Rosário, que chegou a 38,47%.
Este ano, o prefeito sofreu críticas durante as chuvas que devastaram a capital gaúcha, entre abril e maio. As enchentes da maior tragédia do estado afetaram o centro histórico, praças, esculturas, os estádios Beira-Rio, do Internacional, e a Arena Grêmio. O aeroporto de Porto Alegre ficou fechado por meses pois não tinha condições para operar.
Formado em direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Melo, que é natural de Piracanjuba (GO), já assumiu o cargo de conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Eleito em 2020 para prefeito de Porto Alegre com o vice Ricardo Gomes, o político foi vereador nos períodos de 2001 a 2004, 2005 a 2007 e 2009 a 2012. Atuou como vice-prefeito da capital pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), juntamente com o prefeito José Fortunatti, de 2013 a 2016.
Após ocupar diferentes cargos na administração de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, Melo foi eleito deputado estadual em 2018.