metropoles.com

Seape avisa ao STF que Silveira devolveu tornozeleira e não pegou nova

A determinação do STF era para que o antigo equipamento fosse devolvido e um novo afixado, sob pena de multa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Daniel Silveira sai da PF após colocar tornozeleira eletrônica por determinzação do ministro do STF Alexandre de Moraes. No destaque, a equipamento preso em seu tornozelo - Metrópoles
1 de 1 Daniel Silveira sai da PF após colocar tornozeleira eletrônica por determinzação do ministro do STF Alexandre de Moraes. No destaque, a equipamento preso em seu tornozelo - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF (Seape) informou, na noite desta quarta-feira (4/5), ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a tornozeleira do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) foi devolvida à administração. No entanto, a determinação do ministro Alexandre de Moraes para que novo equipamento fosse colocado não foi obedecida. Pela desobediência, uma nova multa, além da fixada em R$ 405 mil, pode ser aplicada contra o congressista.

Daniel Silveira nem sequer compareceu à Seape. De acordo com o informe da secretaria, o advogado Paulo César Rodrigues de Faria devolveu o equipamento. “Daniel Silveira não compareceu à sede Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal para instalação do equipamento”, informou a pasta.

A determinação do ministro era: “Intime-se pessoalmente o réu Daniel Silveira para que, no prazo máximo de 24 horas, apresente-se à Seape/DF para imediata devolução do equipamento de monitoramento eletrônico à Seape/DF, com afixação de novo equipamento, sob pena de aplicação de novas multas”.

A tornozeleira entregue será encaminhado pela Seape para o Instituto de Criminalística da Polícia Civil do Distrito Federal, com escopo de efetuar a perícia criminal. A investigação vai apurar os questionamentos acerca da integridade e funcionamento da equipamento.

Multa

Silveira já foi multado pelo STF por descumprir medidas judiciais. Apoiadores do parlamentar criaram uma vaquinha para ajudá-lo a pagar a multa de R$ 405 mil, imposta nessa terça-feira (3/5) por Moraes. A penalidade foi aplicada pelo descumprimento de medidas judiciais.

Para garantir que Silveira pague a multa, o ministro do STF determinou o bloqueio de valores no nome do parlamentar no sistema financeiro nacional; o bloqueio imediato de todas as contas bancárias do deputado; e o bloqueio de 25% dos vencimentos pagos pela Câmara ao parlamentar, até o cumprimento integral da multa aplicada.

Na decisão, o ministro da Suprema Corte manteve todas as restrições já impostas a Silveira, incluindo o uso da tornozeleira eletrônica.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?