metropoles.com

“Se Brasil não tivesse Centrão, seria uma Argentina”, diz Lira

Centrão reúne parlamentares de centro, direita e centro-direita e costuma se aliar a governos em troca de espaços de poder

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/TV Lide
Imagem colorida de Arthur Lira, presidente da Câmara, vestindo terno azul marinho, com gravata azul clara. Ele está segurando um microfone preto com a mão direita - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Arthur Lira, presidente da Câmara, vestindo terno azul marinho, com gravata azul clara. Ele está segurando um microfone preto com a mão direita - Metrópoles - Foto: Reprodução/TV Lide

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou, nesta segunda-feira (7/8), que o Brasil “seria uma Argentina”, se não houvesse o Centrão. A declaração foi dada em entrevista à Rádio MIX FM, de Maceió (AL).

O chamado Centrão trata-se de um grupo informal na Casa, que reúne parlamentares de centro, direita e centro-direita e costuma se aliar a governos em troca de espaços de poder. Independentemente de ideologias, o pragmatismo prevalece. Normalmente, os políticos justificam essa versatilidade dizendo que não necessariamente apoiam o governo, mas que votam a favor das pautas importantes para o Brasil.

Entre as siglas do Centrão, estão PP, de Arthur Lira; PSD, que abriga o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; além de União Brasil, MDB e Republicanos.

Nas últimas semanas, os partidos vêm negociando com o Palácio do Planalto para conseguir maior participação na Esplanada. A expectativa é levar ao menos PP, Republicanos e União Brasil para chefiar ministérios.

Caso a adesão dos três partidos se confirme, o governo contabilizaria 217 parlamentares em sua base aliada na Câmara (incluindo os votos da bancada do PT, que tem 68 deputados). O número é próximo do necessário para aprovar projetos de lei: 257 votos.

“O governo Lula precisa refletir. O ministério dele foi feito em cima de uma perspectiva da PEC da Transição, não balanceou a Câmara e o Senado. Então, tem bastante Senado e pouca Câmara, e esse peso dado a alguns partidos… Se o critério do governo é de acomodação de partidos na Esplanada, está desequilibrado”, finalizou Lira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?