SC: 16 pacientes com Covid morreram à espera por leitos especializados
Segundo o governo estadual, na noite de segunda havia 228 solicitações de transferência de pacientes por parte das regionais de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O caos na saúde pública que assombrou Manaus (AM) chegou a outros pontos do Brasil. No estado de Santa Catarina as coisas não são diferentes. Entre o último dia 21 e essa segunda-feira (1°/3), foram registras 16 mortes de pacientes infectados com Covid-19 que esperavam por leitos especializados para tratar a doença. As informação são do G1.
Dentre essas vítimas, nove pessoas são de Chapecó. Já em Itapema, uma técnica de enfermagem morreu na sexta-feira (26/2) à espera de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
As outras seis vítimas são da cidade de Xanxerê. A prefeitura conta que elas estavam internadas em um hospital esperando por vaga especializada.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que todos os pacientes foram atendidos por médicos e profissionais de saúde, mas esperavam transferência para leitos especializados para tratar a doença.
Também segundo o governo, na noite de segunda havia 228 solicitações de transferência de pacientes por parte das regionais de saúde. A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 adulto é de 98,63% em Santa Catarina.
O estado informou ainda que nenhum paciente morreu sem atendimento médico ou assistência: “A SES ressalta que nenhum paciente veio a óbito sem assistência médica. Esse número [de pessoas na fila de espera] na realidade se refere às pessoas-pacientes inseridas na regulação à espera de transferência. Não significa em momento algum que não tenham atendimento ou assistência. Pelo contrário, todos os pacientes foram assistidos por equipes clínicas independente de estarem num ambiente físico de UTI”.
Pacientes transferidos
Nesta terça-feira (2/3), a SES disse que deve transferir até 16 pacientes com Covid-19 para o Espírito Santo. Em comunicado, a pasta confirmou que o transporte será feito de Chapecó para uma unidade de saúde na Região Metropolitana de Vitória. Esta é a primeira vez desde o início da pandemia que Santa Catarina transfere pacientes com Covid-19 para outros estados.
O estado, nos últimos 30 dias, pactuou a abertura de 322 novos leitos clínicos e 170 de UTI em todas as regiões. As unidades foram ampliadas ou estão em processo de instalação. Já na última semana, o governador Carlos Moisés (PSL), afirmou que mesmo com os esforços por abertura de novos leitos, todos são rapidamente ocupados.