metropoles.com

SBT recorrerá de condenação em ação movida por Rachel Sheherazade

Emissora foi condenada a pagar indenização de R$ 500 mil à jornalista por regime de contratação e assédio moral de Sílvio Santos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Eduardo Paes conversa com Raquel Sheherazade para o Metrópoles
1 de 1 Eduardo Paes conversa com Raquel Sheherazade para o Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O SBT recorrerá da condenação em primeira instância na Justiça do Trabalho que determinou o pagamento de R$ 500 mil à jornalista Rachel Sheherazade. A informação foi confirmada ao portal UOL pela assessoria do veículo de comunicação.

A ação foi movida em abril de 2021 pela profissional, e tinha como alvo denúncias de assédio moral contra o apresentador Sílvio Santos, proprietário da emissora.

Sheherazade alegou, ainda, que tinha de cumprir horas extras e plantões junto ao quadro de funcionários efetivos da emissora, mesmo contratada em regime de pessoa jurídica. Na decisão, o magistrado Ronaldo Luís de Oliveira, da 3ª Vara de Trabalho de Osasco, na grande São Paulo, exigiu também que a apresentadora fosse reconhecida como funcionária em regime celetista, ou seja, como se tivesse carteira de trabalho assinada.

Um dos episódios de assédio moral alegados pela jornalista aconteceu ao vivo, durante a premiação do Troféu Imprensa 2017, quando Sílvio Santos pontuou a Rachel que ela era paga “para continuar com sua beleza”, e não dar opinião.

Em 2014, Sheherazade foi alvo de críticas por comentários que incentivavam o justiçamento popular, como no caso de um menino amarrado a um poste por suposto furto de bicicleta.

No ano das declarações de Silvio Santos, o Ministério Público Federal (MPF) notificou o SBT por abuso de liberdade de opinião. Sheherazade deixou o SBT em 2020, um mês antes do fim do vínculo com a emissora, logo após criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL) em espaço destinado à opinião da jornalista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?