metropoles.com

SBT deverá indenizar empresa por reportagem de Russomanno de 1994

Justiça entendeu que a emissora violou os deveres de veracidade e de pertinência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Especial para o Metrópoles
Celso Russomanno candidato a prefeitura de sao paulo faz campanha na rua e come pastel
1 de 1 Celso Russomanno candidato a prefeitura de sao paulo faz campanha na rua e come pastel - Foto: Fábio Vieira/Especial para o Metrópoles

São Paulo – Após 27 anos de batalha judicial, o SBT terá de indenizar a empresa Construtel por uma reportagem feita pelo deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP), que na época era repórter do programa Aqui Agora, veiculado pela emissora paulista.

A Construtel alegou que teve a honra ofendida por reportagem da emissora, em que a empresa foi acusada “de dar golpe do telefone” em um condomínio. A matéria foi ao ar em 23 de maio de 1994.

No programa, a Construtel era acusada de ter desrespeitado um contrato com um condomínio para implementação de um sistema de telefonia comunitário. A Justiça entendeu que o SBT violou o dever de veracidade e o dever de pertinência.

Em acórdão no qual a condenação foi confirmada, os magistrados entenderam que o SBT “deixou de se ater aos limites fáticos e extrapolou suas críticas para além dos fatos verdadeiros, o que induziu o público espectador a acreditar que a empresa ré aplicava golpes em consumidores incautos”.

Depois da condenação em primeira instância, o SBT ainda contou com a sentença confirmada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em 2012, o canal depositou R$ 348 mil em conta poupança, administrada pela Justiça. Só no fim de setembro deste ano a Justiça mandou que essa quantia fosse transferida para a Construtel.

Só que o valor da indenização ainda pode aumentar, segundo advogados da empresa, porque falta que a Justiça esclareça como deve ser calculado esse valor após décadas de processo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?