metropoles.com

Saúde vai distribuir 864 mil itens do kit intubação aos estados em 48h

De acordo com a pasta, os remédios foram adquiridos por meio de pregões e por compras via Organização Pan-Americana de Saúde (Opas)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Kit-intubação
1 de 1 Kit-intubação - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira (29/4), que 864 mil unidades de medicamentos do kit intubação serão distribuídas aos estados e ao Distrito Federal nas próximas 48h.

De acordo com a pasta, os remédios foram adquiridos por meio de pregões e por compras via Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). Além dessa primeira entrega, a Saúde informou que, nos próximos dias, o país vai receber mais 1,1 milhão de unidades de medicamentos, doados pela mineradora Vale e por outras empresas.

A Vale já havia doado 2,3 milhões de remédios para intubação orotraqueal nas últimas semanas. Os medicamentos foram entregues em um momento em que diversas regiões do país enfrentavam dificuldades e escassez de insumos para intubar pacientes.

Para realizar o procedimento, são utilizados medicamentos bloqueadores neuromusculares, analgésicos e sedativos como Midazolam e Propofol. O ministério não detalhou o quantitativo que será enviado a cada unidade da federação, mas pontuou que a distribuição é feita com base no consumo médio mensal e nos estoques de cada local.

“Esse monitoramento é feito e discutido em reuniões realizadas três vezes por semana envolvendo todos os Conselhos estadual e municipal do SUS, além de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, informou a pasta, em nota.

3 imagens
Kit intubação
Ministério da Saúde, em Brasília
1 de 3

Kit intubação

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 3

Kit intubação

Fábio Vieira/Metrópoles
3 de 3

Ministério da Saúde, em Brasília

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Intimação

Na última quarta-feira (28/4), a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério da Saúde apresentasse, em 10 dias, um planejamento detalhado das ações tomadas para evitar a escassez dos fármacos.

De acordo com a ministra, o plano deverá contemplar, “no mínimo”, informações sobre o nível atual dos estoques dos medicamentos, além de um detalhamento de como estão sendo monitorados os estoques; a previsão de aquisição de novos medicamentos, esclarecendo os cronogramas de execução.

A ministra também solicitou esclarecimentos sobre os recursos disponibilizados para a compra dos insumos para todo o território nacional; os critérios que a pasta adotará para distribuir o material aos estados; e como dará “ampla publicidade” ao planejamento e à execução das ações.

Na decisão, Rosa Weber determinou que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, seja intimado, assim como o representante da Secretaria de Aquisição de Insumos Estratégicos da pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?