metropoles.com

Saúde: vacina japonesa contra dengue deve estar disponível “em breve”

Imunizante tem aval da Anvisa desde março, no entanto, o Ministério da Saúde ainda aguarda análises internas para a compra da vacina

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue em dedo de pessoa - Metrópoles
1 de 1 Mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue em dedo de pessoa - Metrópoles - Foto: Getty Images

Após críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por não oficializar a compra da vacina japonesa Takeda contra a dengue, o Ministério da Saúde divulgou, neste sábado (8/7), uma nota informando que aguarda proposta oficial do laboratório para incorporar o imunizante ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O imunizante tem aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde março para uso na população brasileira. No entanto, o Ministério da Saúde ainda aguarda análises internas para a compra da vacina, que tem eficácia de 80,2% na prevenção dos casos de dengue sintomática.

Segundo a pasta, a expectativa é de que, dentro de três meses, as negociações com o laboratório sejam fechadas para iniciar o processo de aquisição das doses.

O caso virou alvo de críticas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nas redes sociais, usuários chamaram Lula de genocida por não realizar a aquisição do imunizante.

O ministério rebateu as críticas e disse que “várias reuniões” entre representantes da pasta e do laboratório têm ocorrido. “Estamos otimistas de que, em breve, essa vacina será uma nova ferramenta na nossa luta contra a dengue”, informou o órgão.

De acordo com o laboratório responsável pelo imunizante, o fármaco “demonstrou uma redução significativa de 90,4% das hospitalizações causadas pela dengue”.

“Esses resultados de eficácia foram demonstrados um robusto programa de desenvolvimento clínico global de mais de 4,5 anos, com 19 estudos de fases 1, 2 e 3 com mais de 28.000 crianças e adultos”, informou a farmacêutica, em nota.

O ministério também publicou um vídeo em que o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos, Carlos Grabois Gadelha, afirma que “ninguém é contra a vacina da dengue” no governo.

“Se tiver uma vacina importada, que não tem produção no Brasil, e que a gente consegue adquirir essa vacina, vamos ofertá-la para a população brasileira”, afirmou o secretário.

Produção nacional

A nota divulgada pela pasta também evidencia o objetivo do governo de incentivar a produção nacional de um imunizante contra a dengue. Atualmente, o Instituto Butantan produz uma vacina contra a doença.

“Temos também um olhar focado na produção nacional. Estamos empenhados em reduzir a dependência de insumos estrangeiros e garantir que a população tenha acesso a produtos de saúde de qualidade produzidos aqui mesmo”, informou o órgão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?