Saúde repassa R$ 20 milhões ao Instituto de Cardiologia e Transplantes
Instituição brasiliense realizou evento com Flavia Arruda, Marcelo Queiroga e general Pafiadache, secretário de saúde do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou portaria de repasse de R$ 20 milhões para o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) nesta quinta-feira (23/12).
O instituto realiza transplantes e cirurgias cardíacas em crianças e adultos. De acordo com o governo federal, a unidade realizou 60% dos atendimentos para doença cardiovascular do Distrito Federal neste ano.
“Acompanho de perto o instituto, como parceira e também usuária”, declarou a ministra Flávia Arruda. Marcelo Queiroga, que é cardiologista e presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia antes de chefiar o Ministério da Saúde, agradeceu os profissionais pelo serviço prestado.
“Estamos em uma situação de dificuldade não só do Instituto, da assistência especializada como um todo”, disse. “Isso é legado de governo, de muitos anos, que precisa ser mudado. Isso aqui é um paliativo, precisamos resolver o problema. Criar um novo modelo de remuneração para atenção especializada, assim como o projeto para a atenção primaria”
O ICTDF é o único centro multitransplantador da região Centro-Oeste. O instituto realiza transplantes de coração, medula óssea, córnea, fígado e rim. De 2019 a 2021, fez mais de 7 mil cirurgias adultas e 2,1 mil procedimentos pediátricos.
Também participaram da cerimônia desta quinta a ministra Flavia Arruda, chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, e o secretário de Saúde do Distrito Federal, general Pafiadache.