metropoles.com

Saúde recua e afirma que não há intenção de compra de vacina chinesa

Ministro Eduardo Pazuello havia informado que assinou protocolo de intenção para adquirir o imunizante, mas foi desmentido por Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
Vacina
1 de 1 Vacina - Foto: Pixabay

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, disse nesta quarta-feira (21/10) que não existe qualquer intenção de compra da vacina chinesa, a Coronavac, para o combate à Covid-19.

“Não há intenção de compra de vacinas chinesas”, ressaltou o braço-direito do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta manhã.

A governadores, Pazuello anunciou, nessa terça-feira (20/10), a intenção de aquirir 46 milhões de doses de vacina Coronavac. Bolsonaro, porém, disse que não vai comprar a “vacina chinesa de João Doria“.

O secretário-executivo da pasta negou a existência de qualquer acordo com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), antagonista de Bolsonaro, para a aquisição da vacina.

“Não houve qualquer compromisso com o Governo do Estado de São Paulo ou com seu governador no sentido de aquisição de vacinas contra a Covid-19”, disse (veja a íntegra do anúncio no fim da reportagem).

“Tratou-se de um protocolo entre o Ministério da Saúde e o Instituto Butantan, sem caráter vinculante, por se tratar de um grande parceiro do Ministério da Saúde na produção de vacinas”, explicou.

Apesar de afirmar que não há intenção em comprar a Coronavac, Elcio Franco disse que, “qualquer vacina” poderá ser oferecida aos brasileiros e, a depender do Ministério da Saúde, não será obrigatória.

“Mais uma iniciativa para tentar proporcionar vacina segura e eficaz para a nossa população, neste caso, com a vacina brasileira, caso fiquem disponíveis antes das outras possibilidades”, pontuou.

“Qualquer vacina, quando estiver disponível, certificada pela Anvisa, e adquirida pelo Ministério da Saúde, poderá ser oferecida aos brasileiros por meio do Programa Nacional de Imunizações”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?