Saúde recomenda que estados ampliem vacinação contra a dengue. Entenda
Ministério da Saúde recomenda que estados com vacinas contra a dengue prestes à vencer ampliem a faixa etária do público-alvo
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde, em nota técnica publicada na sexta-feira (21/6), recomenda que as Unidades da Federação que tenham doses de vacina contra a dengue prestes a vencer ampliem faixa etária do público-alvo. Atualmente, a campanha é voltada para pessoas de 10 a 14 anos de idade. Porém, se as doses estiverem com vencimento datada para 30 de junho ou 31 de julho, a recomendação é que os municípios apliquem em pessoas além do público-alvo.
Segundo a recomendação, os estados que tenham municípios que ainda não foram contemplados com a vacina da dengue devem realizar o remanejamento dessas doses com vencimento próximo para esses territórios.
Caso todos os municípios estejam contemplados, as doses poderão ser aplicadas em pessoas da faixa etária de 6 a 16 anos de idade. Caso os dois procedimentos anteriores não suficientes para aplicação das vacinas prestes a vencer, o público-alvo poderá ser ampliado até o limite etário especificado na bula da vacina dengue — que compreende dos 4 aos 59 anos.
Na nota técnica, a pasta federal reforçou que “é uma estratégia temporária e excepcional, aplicada apenas para as vacinas que possuem prazo de validade até 30 de junho e 31 de julho de 2024”.
Essa medida já havia sido adotada pelo ministério em abril, quando havia doses próximas ao vencimento ainda estocadas nas redes de frio do país.