Saúde espera receber 19,5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19
Segundo o ministério, em março, governo receberá o insumo da Fiocruz, fará importação da Índia e terá acesso a doses do Covax Facility
atualizado
Compartilhar notícia
Com escassez de doses da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Ministério da Saúde corre contra o tempo para garantir a imunização dos públicos prioritários.
Ao Metrópoles, a pasta adiantou nesta segunda-feira (1º/3) que negocia 19,5 milhões de doses de vacina, para serem entregues ainda no mês de março.
Segundo o governo federal, serão disponibilizados novos lotes da vacina AstraZeneca/Oxford. A maior parte será produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mas também haverá a importação de doses da Índia.
Além disso, o Ministério da Saúde espera receber a primeira remessa de vacinas do Covax Facility — consórcio para acesso global de imunizantes contra o novo coronavírus.
Veja em detalhe as doses esperadas para março:
- 12,9 milhões da AstraZeneca/Oxford produzidas pela Fiocruz;
- 4 milhões da AstraZeneca/Oxford importadas da Índia; e
- 2,6 milhões da AstraZeneca entregues pelo consórcio Covax Facility.
A pasta federal informou que está elaborando o cronograma de distribuição da nova remessa de vacinas do Instituto Butantan, órgão ligado ao governo de São Paulo.
Até o último domingo (28/2), o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recebeu do instituto 2,5 milhões de doses, das 2,7 milhões esperadas.
“A previsão é que as vacinas comecem a ser enviadas de forma proporcional e igualitária a todos os estados e Distrito Federal até o fim desta semana”, explica, em nota.
Na semana passada, o Ministério da Saúde distribuiu mais 3,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Para o Distrito Federal, foram enviadas 36,5 mil unidades, sendo 25,5 mil da AstraZeneca/Oxford e 11 mil da fórmula do Instituto Butantan.
Nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez um balanço dos imunizantes já entregues ao governo federal. Segundo Doria, o Butantan já enviou, para a pasta da Saúde, 13,7 milhões de doses da vacina contra o coronavírus.
“Até o dia 5 de março vamos entregar mais 1,7 milhão de doses, perfazendo o total de 15,4 milhões de doses da vacina do Butantan. Estamos fazendo nossa parte. A vacina do Butantan está salvando milhões de vidas”, adiantou.
Balanço
O Ministério da Saúde anunciou que já foram aplicadas 6,9 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Desse total, 5,5 milhões são referentes à primeira imunização. Outras 1,4 milhão de aplicações foram o reforço.
Com a ampliação de público, como inclusão de novas faixas etárias de idosos no calendário de imunização, o governo federal pretende vacinar 8,8 milhões de pessoas neste primeiro momento.
Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta segunda-feira, na saída do Palácio da Alvorada, que o Brasil vai ter, no mínimo, 22 milhões de doses de imunizantes contra o coronavírus disponíveis no mês de março.
“Este mês nós devemos ter, no mínimo, 22 milhões de vacinas”, afirmou a apoiadores, sem especificar a qual imunizante se referia.