metropoles.com

Saúde espera receber 19,5 milhões de doses de vacina contra a Covid-19

Segundo o ministério, em março, governo receberá o insumo da Fiocruz, fará importação da Índia e terá acesso a doses do Covax Facility

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Vacinação de idosos contra a Covid-19
1 de 1 Vacinação de idosos contra a Covid-19 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Com escassez de doses da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o Ministério da Saúde corre contra o tempo para garantir a imunização dos públicos prioritários.

Ao Metrópoles, a pasta adiantou nesta segunda-feira (1º/3) que negocia 19,5 milhões de doses de vacina, para serem entregues ainda no mês de março.

Segundo o governo federal, serão disponibilizados novos lotes da vacina AstraZeneca/Oxford. A maior parte será produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mas também haverá a importação de doses da Índia.

Além disso, o Ministério da Saúde espera receber a primeira remessa de vacinas do Covax Facility — consórcio para acesso global de imunizantes contra o novo coronavírus.

Veja em detalhe as doses esperadas para março:

  • 12,9 milhões da AstraZeneca/Oxford produzidas pela Fiocruz;
  • 4 milhões da AstraZeneca/Oxford importadas da Índia; e
  • 2,6 milhões da AstraZeneca entregues pelo consórcio Covax Facility.

A pasta federal informou que está elaborando o cronograma de distribuição da nova remessa de vacinas do Instituto Butantan, órgão ligado ao governo de São Paulo.

Até o último domingo (28/2), o Programa Nacional de Imunizações (PNI) recebeu do instituto 2,5 milhões de doses, das 2,7 milhões esperadas.

“A previsão é que as vacinas comecem a ser enviadas de forma proporcional e igualitária a todos os estados e Distrito Federal até o fim desta semana”, explica, em nota.

Na semana passada, o Ministério da Saúde distribuiu mais 3,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Para o Distrito Federal, foram enviadas 36,5 mil unidades, sendo 25,5 mil da AstraZeneca/Oxford e 11 mil da fórmula do Instituto Butantan.

Nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez um balanço dos imunizantes já entregues ao governo federal. Segundo Doria, o Butantan já enviou, para a pasta da Saúde, 13,7 milhões de doses da vacina contra o coronavírus.

“Até o dia 5 de março vamos entregar mais 1,7 milhão de doses, perfazendo o total de 15,4 milhões de doses da vacina do Butantan. Estamos fazendo nossa parte. A vacina do Butantan está salvando milhões de vidas”, adiantou.

Balanço

O Ministério da Saúde anunciou que já foram aplicadas 6,9 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Desse total, 5,5 milhões são referentes à primeira imunização. Outras 1,4 milhão de aplicações foram o reforço.

Com a ampliação de público, como inclusão de novas faixas etárias de idosos no calendário de imunização, o governo federal pretende vacinar 8,8 milhões de pessoas neste primeiro momento.

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta segunda-feira, na saída do Palácio da Alvorada, que o Brasil vai ter, no mínimo, 22 milhões de doses de imunizantes contra o coronavírus disponíveis no mês de março.

“Este mês nós devemos ter, no mínimo, 22 milhões de vacinas”, afirmou a apoiadores, sem especificar a qual imunizante se referia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?