metropoles.com

Saúde em alta: abertura de empresas na área cresceu 10% em 2023

Sebrae cria projeto para capacitação de empreendedorismo em empresas da área da saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de paciente adulta jovem sorri enquanto ouve a enfermeira dar uma atualização encorajadora sobre seu exame médico - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de paciente adulta jovem sorri enquanto ouve a enfermeira dar uma atualização encorajadora sobre seu exame médico - Metrópoles - Foto: Getty Images

De acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae, cerca de 48,7 mil novas micro e pequenas empresas (MPE) da área da saúde, como consultórios, ambulatórios e clínicas médicas especializadas em medicina e odontologia, foram inauguradas em 2023. O número representa um aumento de 10,5%, se comparado ao mesmo período do ano anterior, e mais de 80% em relação a 2019.

Outra área que registrou um grande número de abertura de MPE foram aquelas lideradas por nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Cerca de 27,7 mil novas empresas foram registradas, o que equivale a um crescimento de 32% em comparação ao ano anterior e de 226,6% em relação a 2019.

De acordo com o Sebrae, esse crescimento exponencial está ligado ao surgimento de novos negócios e demandas e prestações de serviços. 

“Na pandemia de Covid-19, o setor de saúde foi um dos que mais tiveram fôlego e seu visível avanço se deu por causa da telemedicina e de outras ferramentas e modelos de negócio que se adaptaram à realidade do distanciamento social. O período foi um marco para a atenção sobre a saúde de uma maneira geral, mas, principalmente, para a saúde mental.” 

Segundo dados da Receita Federal, atualmente o Brasil tem pouco mais de 430 mil empresas ativas registradas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).  “Hoje, retém-se clientela com sistema, processo e bom relacionamento, a partir de uma nova roupagem da saúde que é a transformação digital”, destaca Flávio Barros, analista de Competitividade do Sebrae Nacional. 

Segundo o especialista, para garantir a sobrevivência no setor de saúde é preciso saber lidar com a competitividade e agregar valor. O diferencial de um negócio pode estar no tratamento dado ao cliente no pré e no pós-atendimento, através de mensagens e pesquisa de satisfação, por exemplo.

Com o aumento da procura por serviços de saúde, as empresas também começaram a ter demanda por apoio na gestão, isso porque a formação acadêmica dos profissionais da área ainda não abrange temas como empreendedorismo. “Eles não foram formados para ter a cultura de gerir um negócio. É aí que entra o Sebrae, atuando na melhora da sobrevivência, trazendo modelos sofisticados de operação, trabalhando com valores éticos”, explica Flavio.

Elevando a competitividade dos pequenos negócios de saúde

Com atuação nas cinco regiões do país, a partir das unidades do Sebrae nos estados, o “Programa Brasil + Competitivo’ busca elevar o nível de competitividade dos pequenos negócios por meio de jornadas estruturadas que promovam ganhos de produtividade, ampliação de mercados, melhoria de gestão e aumento da competitividade estrutural e sistêmica, considerando as especificidades dos setores, cadeias e vocações territoriais. 

A partir da inteligência setorial, territorial e de mercado, e com a mensuração de resultados efetivos para os pequenos negócios, o Sebrae oferece soluções que promovam o aprimoramento dos negócios, o acesso a mercados nacionais e internacionais, a adoção de inovações tecnológicas voltadas para aumento da sua produtividade, bem como a promoção da prosperidade nos territórios alavancando economias portadoras de futuro. 

Em 2023, o grupo de empresas que participou da iniciativa teve uma média de aumento de 16% do faturamento. Já os empreendimentos da área da saúde atingiram um índice ainda maior, com 23,4% de aumento, mostrando que o mercado está aquecido e as empresas estão buscando destaque no setor. 

Com base nos resultados do programa, o Sebrae lança para 2024 a jornada “Clínicas do Futuro”, a fim de levar a um maior número de empresas a uma atuação exitosa do segmento. O “Brasil + Competitivo” passará a se chamar “Impulsionar Negócios” e serão quase 30 iniciativas no tema Saúde e Saudabilidade e mais de R$ 9 milhões investidos no desenvolvimento de projetos de competitividade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?