Saúde distribui 5 mi de doses nesta quinta. Saiba como será divisão
O detalhamento das entregas foi publicado na 18ª nota técnica da pasta sobre o envio de imunizantes aos estados e municípios brasileiros
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde inicia, nesta quinta-feira (6/5), a distribuição de aproximadamente 5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. O detalhamento das entregas foi publicado na 18ª nota técnica da pasta sobre o envio de imunizantes aos estados e municípios brasileiros.
O quantitativo conta com 3.897.500 milhões de doses da AstraZeneca, que chegaram ao país via Covax Facility no último fim de semana. Essas unidades serão aplicadas em cerca de 3,5 milhões de pessoas.
Além disso, 1,12 milhão de doses da vacina Pfizer fazem parte da pauta de distribuição. Elas serão aplicadas em aproximadamente 1,01 milhão de pessoas.
Na pauta, também há a previsão de 1 milhão de doses da Sinovac, produzidas pelo Instituto Butantan. Essas unidades são destinadas ao fechamento do esquema vacinal de pessoas que aguardam a chegada da segunda dose.
O laboratório informou que a entrega será realizada nesta quinta-feira. No entanto, a distribuição das doses ainda não foi detalhada na nota técnica do Ministério da Saúde.
Veja como será a distribuição das doses da Pfizer e da AstraZeneca:
Anexo Décimo Oitavo Informe Técnico (1) by Rebeca Borges on Scribd
De acordo com o Ministério da Saúde, as capitais de todas as unidades da Federação receberão o quantitativo de forma “proporcional e igualitária”, de acordo com a população residente em cada local.
Na distribuição de doses da AstraZeneca, a região Norte será contemplada com 281.400 doses, e o Nordeste ficará com 948.100 unidades.
Para os estados do Sudeste, serão enviadas 1.797.600 doses. O Sul ficará com 624.300 unidades, e o Centro-Oeste com 294.100.
Os imunizantes da Pfizer terão a seguinte distribuição: 79.560 doses para o Norte e 278.460 para o Nordeste. A região Sudeste ficará com 507.780 unidades; o Sul com 176.670; e o Centro-Oeste com 83.070.
Grupo prioritário
As doses da AstraZeneca e da Pfizer são destinadas à aplicação da primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.
Para ter acesso à vacina, é necessário comprovar a condição por meio de um pré-cadastro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) ou de alguma unidade de saúde do SUS. Quem não tiver a inscrição pode apresentar documentos que confirmem a comorbidade, como exames, receitas, relatório ou prescrições médicas.
Próximas entregas
Além de 1 milhão de doses da Coronavac, entregues nesta quinta, o Instituto Butantan prevê a entrega de mais 2 milhões de vacinas na próxima segunda (10/5). As entregas compõem o novo lote de 5,1 milhões de doses a serem entregues ao Ministério da Saúde.
Também na próxima segunda, o Ministério da Saúde pretende distribui mais 1,1 milhão de unidades da Pfizer para a vacinação de pessoas com comorbidades e deficiências, e de gestantes e puérperas.