Saúde deve receber 30 milhões de doses pediátricas da Pfizer até março
Quantitativo previsto inicialmente era de 20 milhões. Informação foi confirmada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde espera receber 30 milhões de doses da vacina pediátrica da Pfizer até março. O quantitativo, confirmado pelo ministro Marcelo Queiroga, ainda precisa ser chancelado pela farmacêutica.
A previsão inicial era de que a Pfizer entregaria 20 milhões de doses do imunizante, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em crianças de 5 a 11 anos. Mas o ministro adiantou o novo quantitativo.
Veja:
Até o fim de março, teremos 30 milhões de doses da vacina para imunização de crianças de 5 a 11 anos, que poderá ser aplicada se os pais assim desejarem. Nosso Sistema Único de Saúde tem sido a fortaleza de cada um dos 210 milhões de brasileiros no enfrentamento à #Covid19! pic.twitter.com/ewLkiL3Mai
— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) January 13, 2022
O titular da pasta atribuiu o sucesso da campanha de imunização, em primeiro lugar, à cultura de vacinação dos brasileiros.
Não esqueceu, porém, do aceno à base do presidente Jair Bolsonaro (PL): “Em segundo lugar, à política do governo federal de não obrigar os brasileiros a tomar a vacina. Ninguém gosta de fazer as coisas obrigado. Então a liberdade é um pressuposto fundamental para o sucesso da nossa campanha de vacinação”, declarou.
Primeiras doses
O Brasil recebeu, por volta das 5h desta quinta-feira (13/1), o primeiro lote de vacinas da Pfizer contra Covid-19 que serão aplicadas na faixa etária. Desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, nesta madrugada, 1,248 milhão de doses. Pelo menos nove capitais já definiram as datas para iniciar a imunização.
De Viracopos, as vacinas vão para o Aeroporto de Guarulhos e passarão por uma inspeção no centro de distribuição antes de seguirem para os estados.
Segundo previsão do ministério, neste mês o país receberá 4,3 milhões de doses. As doses serão distribuídas de forma proporcional para os estados e o Distrito Federal, considerando a estimativa de crianças nessa faixa etária por unidade federativa.
A Anvisa aprovou, em 16 de dezembro, a aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos. Contudo, somente em 5 de janeiro o governo apresentou um calendário para a campanha.