metropoles.com

Saúde decide ampliar recomendação da 4ª dose para maiores de 70 anos

Especialistas consultores da pasta discutiram medida na última sexta (8/4). Nota técnica do ministério será publicada nos próximos dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Primeiro dia de vacinação para idosos a partir de 72 e 73 anos
1 de 1 Primeiro dia de vacinação para idosos a partir de 72 e 73 anos - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Saúde pretende ampliar a recomendação da quarta dose para idosos a partir de 70 anos. Na última sexta (8/4), a Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI-Covid) da pasta recomendou a mudança.

A nova orientação será publicada em nota técnica da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) nos próximos dias, confirmaram fontes do ministério ao Metrópoles. Os especialistas que fazem parte da CTAI-Covid levaram em consideração a situação epidemiológica do país e a efetividade das vacinas contra a doença, que vai perdendo efetividade mais rapidamente nas faixas etárias mais altas.

“Segundo os estudos, a diminuição da efetividade das vacinas em idosos, a partir de 3 a 4 meses depois da aplicação, também pode ser explicada pelo envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo”, explica pronunciamento da pasta.

Atualmente, o ministério recomenda a aplicação da quarta dose para idosos com 80 anos ou mais. Estados e municípios, porém, têm autonomia para coordenar a campanha de imunização. Alguns lugares já avançaram na aplicação do segundo reforço, como cidades de Minas Gerais e São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?