Saúde de Goiás confirma uma morte e 39 casos de Malária
Segundo a SES-GO, vítima morreu após quase 20 dias de internação; ao todo, 81 casos suspeitos foram notificados
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Dados da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) apontam que o estado já registrou 39 casos confirmados de malária e uma morte pela doença em 2023. De acordo com a pasta, ao todos, foram 81 casos suspeitos notificados, até a última terça-feira (7/5). No entanto, 42 foram descartados.
Segundo a secretaria, que monitora a situação, apenas dois dos casos confirmados neste ano se tratam de uma transmissão local em Goiás. Contudo, a quantidade de notificações preocupa a Saúde estadual, que tem adotado medidas de controle contra a doença.
Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, o monitoramento deve permanecer para que o números de casos confirmados não aumente. “Fizemos captura de insetos, vamos fazer avaliação e análise desses insetos, foi feito um combate com inseticida na região onde os dois casos [de contaminação em Goiás] provavelmente se infectaram e esse monitoramento vai permanecer”, ressalta.
Segundo a secretaria, como não existe vacina, a recomendação é que as pessoas usem repelentes e protejam as áreas do corpo que os mosquitos transmissores da doença possam picar.