metropoles.com

Saúde: dados de casos, óbitos e vacinas hackeados foram apagados

Secretário-executivo da pasta afirma, no entanto, que informações foram recuperadas e estarão totalmente disponíveis até sexta-feira (14/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, secretário executivo do Ministério da Saúde, concede coletiva, neste sexta-feira (10:12), sobre o ataque hacker ao sistema do Conecte SUS 6
1 de 1 Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, secretário executivo do Ministério da Saúde, concede coletiva, neste sexta-feira (10:12), sobre o ataque hacker ao sistema do Conecte SUS 6 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ataque hacker que atingiu o sistema em nuvem do Ministério da Saúde apagou os dados de casos, óbitos e vacinas, segundo admitiu, nesta quarta-feira (12/1), o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz. As informações, porém, não foram perdidas, ele asssegurou.

“O ataque foi grave”, destacou Cruz, nesta quarta-feira (12/1). “Apagaram-se registros de vacinas, casos e óbitos que estavam na nuvem. Os dados não foram perdidos, nenhum se perdeu. Demora-se um tempo pra reconstruir”. De acordo com o número dois da Saúde, o tempo gasto na reconstrução dos sistemas deve-se à necessidade de personalização das ferramentas, que precisaram ser reconstruídas.

As funcionalidades ainda não retomadas são relacionadas aos Open-Datasus, responsável pelo fornecimento dos dados para o público externo. De acordo com o secretário-executivo, a previsão é de que até esta sexta-feira (14/1) tudo esteja normalizado.

Três níveis de prioridade foram definidos pelo Ministério para restabelecimento dos sistemas: o primeiro diz respeito ao registro de dados pela pasta, em diferentes sistemas de informação disponíveis. Esta fase foi retomada já em dezembro, entre os dias 15 e 23.

Disseminação

Em um segundo momento, a pasta trabalhou na chamada “disseminação de dados identificados”, a disponibilização das informações para estados e municípios. Os dados do Sivep-Gripe (casos de síndrome respiratória aguda grave hospitalizados), e-SUS Notifica (casos de síndrome gripal) foram restabelecidos para entes públicos nos dias 23 e 24 de dezembro.

O Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que registra dados de vacinação, ainda não foi retomado neste estágio. A previsão é de retorno nesta sexta.

O último estágio definido pela Saúde, chamado de “disseminação de dados públicos”, diz respeito à disponibilização das informações da pasta para a sociedade. Neste grupo, apenas o LocalizaSUS foi restabelecido nesta quarta. A previsão de retomada dos sistemas do OpenDataSUS também é nesta sexta.

De acordo com a pasta, o ConecteSUS foi priorizado. As vacinadas registradas até 10 de dezembro de 2021 tiveram o registro restabelecido em 23 de dezembro. Já as aplicadas e registradas depois desta data retornaram ao ar em 7 de janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?