Yanomamis: 55 crianças indígenas estão internadas; três seguem na UTI
Os indígenas Yanomami estão internados em Boa Vista e entre as principais causas de hospitalização estão diarreia aguda, malária e pneumonia
atualizado
Compartilhar notícia
As secretarias de saúde de Boa Vista e de Roraima informaram ao Metrópoles que ao todo 55 crianças da etnia Yanomami estão internadas na capital, sendo que três estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os pacientes estão no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) e no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.
Ao todo, 62 crianças indígenas de várias etnias estão internadas no HCSA, única unidade de saúde com estrutura necessária para o atendimento de pacientes com idades entre 0 e 12 anos.
Entre as principais causas de internação das crianças Yanomami estão: doença diarréica aguda, gastroenterocolite aguda, desnutrição, desnutrição grave, pneumonia, acidente ofídico e malária.
A Secretaria de Saúde do Estado de Roraima informou que até essa terça-feira (7/2) 11 indígenas da etnia Yanomami seguem internados no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e um paciente está na UTI.
No Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, seis dos 55 pacientes Yanomami são recém-nascidos.