metropoles.com

Veja como fica o esquema vacinal contra Covid atualizado pela Saúde

Nova nota técnica esclarece intervalos de imunização para pessoas acima de 12 anos no país, com doses adicionais ou de reforço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
vacina da Fiocruz produzida no Brasil
1 de 1 vacina da Fiocruz produzida no Brasil - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em nota técnica publicada nesta quarta-feira (23/2), o Ministério da Saúde atualiza as orientações sobre o esquema vacinal contra a Covid-19, que deve ser composto por duas doses de imunizante e uma de reforço quatro meses após. As exceções são para a população imunocomprometida, que tem o esquema vacinal composto por três doses e o reforço torna-se, então, a quarta dose recebida. Quem recebe a Janssen, de dose única, também é inoculado com uma segunda dose, considerada reforço.

O Ministério da Saúde esclareceu como os imunizantes contra a doença precisam ser ministrados. O documento reúne as indicações mais atualizadas da pasta.

“Com o avanço da vacinação para toda a população no Brasil, foi possível recomendar doses de reforço, inicialmente para grupos prioritários, e, neste momento, para todas as pessoas com 18 anos ou mais. Devido à redução da resposta imune às vacinas observada em alguns estudos e à circulação de novas variantes em um cenário em que ainda não atingimos coberturas vacinais ótimas, o reforço ao esquema primário de vacinação se tornou necessário”, esclarece a nota.

Para adolescentes a partir de 12 anos ou adultos imunocomprometidos, a terceira dose (chamada de dose adicional pela pasta) deve ser inoculada oito semanas após a segunda, com o mesmo imunizante do esquema primário. Já a quarta dose, de reforço, pode ser aplicada quatro meses depois.

Para a população geral a partir de 18 anos, a dose de reforço deve respeitar o intervalo mínimo de quatro meses após a segunda aplicação da vacina. O imunizante utilizado pode ser Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

“Se o indivíduo não receber a dose do período recomendado, ele poderá receber no momento oportuno. Não existe intervalo máximo para realizar a dose de reforço”, tranquiliza a nota técnica.

Veja as tabelas explicativas de cada ciclo vacinal, segundo orientação do Ministério da Saúde:

7 imagens
1 de 7

Ministério da Saúde
2 de 7

Ministério da Saúde
3 de 7

Ministério da Saúde
4 de 7

Ministério da Saúde
5 de 7

Ministério da Saúde
6 de 7

Ministério da Saúde
7 de 7

Ministério da Saúde

Leia a nota técnica:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?