Vacinação contra Covid-19 começará com 5 milhões de doses, informa Frente de Prefeitos
Após reunião com o ministro da Saúde, Jonas Donizette disse que o governo pretende garantir, até abril, 80 milhões de doses do imunizante
atualizado
Compartilhar notícia
Após uma reunião com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, afirmou que a campanha de vacinação no Brasil começará com 5 milhões de doses do imunizante produzido pela farmacêutica AstraZeneca e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Nesta quinta-feira (14/1), o ministro se reuniu com prefeitos de 130 cidades para discutir os principais pontos da campanha, prevista para começar no fim do mês.
Até abril, segundo Jonas Donizette, o governo pretende disponibilizar 80 milhões de doses de vacina. O início da imunização depende do aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Num primeiro momento, o governo irá priorizar a primeira dose. O reforço será feito em até três meses.
Os prefeitos cobraram do governo federal que profissionais da educação sejam incluídos no público prioritário.
Com o atraso na partida do voo que irá buscar as vacinas na Índia, o início da campanha pode ser postergado e ficar entre os dias 20 e 21 de janeiro.
Jonas Donizette ressaltou a importância da rede de saúde básica, frisando que o Brasil não precisa aplicar doses em estádios de futebol e parques. “É muito importante que a vacinação ocorra na rede de saúde”, destacou ao garantir insumos como agulhas e seringas para todo país.