metropoles.com

Vacina para chikungunya do Butantan apresenta resposta imune duradoura

Estudos em fase 3 nos Estados Unidos mostraram 96% de eficácia nos voluntários analisados, com reações adversas mínimas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Joao Paulo Burini/Getty Images
Mosquito Aedes aegypti
1 de 1 Mosquito Aedes aegypti - Foto: Joao Paulo Burini/Getty Images

O Instituto Butantan divulgou, nesta terça-feira (15/3), resultados animadores para a vacina contra chikungunya. O resultado final dos estudos em fase 3, realizados nos Estados Unidos, apresentaram produção de anticorpos por mais de seis meses em mais de 96% dos voluntários.

“Entregar pela primeira vez os resultados finais de fase 3 de uma vacina contra chikungunya significa que estamos um passo mais próximos de solucionar uma importante e crescente ameaça de saúde pública”, explicou o médico Juan Carlos Jaramill, da farmacêutica Valneva, responsável pela pesquisa.

Os voluntários tiveram uma primeira medição logo após receberem o imunizante. Neste primeiro teste, a taxa de eficácia foi de 98,5% em adultos e idosos acima de 65 anos. Na nova avaliação, feita seis meses depois, a chamada soroconversão, responsável pela produção de anticorpos, continuou em patamares semelhantes: 96,3%.

Os Estados Unidos não são uma região endêmica da doença. A previsão do instituto é de que o resultado seja ainda melhor em indivíduos com maior convivência com o vírus.

“Ou seja, a presença de anticorpos neutralizantes se manteve alta após a vacinação em um ambiente no qual os voluntários não ficam em contato constante com o vírus – a tendência é de que em locais onde a doença é endêmica, a produção de anticorpos seja ainda maior”, explica o Butantan, em nota.

Cerca de 4.115 pessoas participaram dos estudos. Ensaios clínicos também serão realizados no Brasil, com  750 adolescentes de 12 a 17 anos.

As cidades selecionadas para os testes são: Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Salvador (BA) e São Paulo (SP). São José do Rio Preto também iniciará ensaios clínicos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?