Vacina da Moderna contra Covid-19 é 94,5% eficaz, diz empresa
Resultado foi divulgado nesta segunda-feira (16/11) pela farmacêutica. Imunizante não estará disponível antes de março
atualizado
Compartilhar notícia
A vacina contra o novo coronavírus produzida pela farmacêutica Moderna é 94,5% eficaz, segundo análise inicial dos resultados do estudo divulgada nesta segunda-feira (16/11) pela empresa.
Os pesquisadores informaram que os resultados foram melhores do que o imaginado. No entanto, o estudo ainda não foi revisado por pares nem publicado em uma revista científica.
“A análise preliminar sugere um perfil de segurança e eficácia amplamente consistente em todos os subgrupos avaliados”, informou a Moderna, em nota divulgada à imprensa.
Essa primeira análise foi baseada em 95 casos Covid-19, dos quais 90 foram observados no grupo de placebo.
CEO da Moderna, Stéphane Bancel disse ser um “momento crucial” no desenvolvimento da vacina. “Desde o início de janeiro, temos perseguido esse vírus com a intenção de proteger o maior número possível de pessoas ao redor do mundo”.
Com base nesses dados provisórios de segurança e eficácia, a Moderna pretende pedir uma Autorização de Uso de Emergência (EUA) da Food and Drug Administration (FDA) nas próximas semanas.
O estudo da fase 3 foi elaborado para avaliar os norte-americanos com risco grave da doença. Houve inscrição de 30 mil participantes com 18 anos ou mais e inclui mais de 7 mil americanos com mais de 65 anos.