metropoles.com

Vacina BCG: Ministério da Saúde prevê normalizar estoque até setembro

Distribuição do imunizante diminuiu e uso racional foi recomendado aos estados pela pasta em ofício enviado no fim do mês de abril

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto de uma agulha com vacina
1 de 1 Foto de uma agulha com vacina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério da Saúde prevê que até o mês de setembro o fornecimento da vacina BCG será normalizado aos estados. Dificuldades em adquirir o imunizante, um dos primeiros aplicados em recém-nascidos, motivaram a redução nas quantidades distribuídas.

Em ofício circular enviado em abril, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, informou sobre a diminuição do quantitativo encaminhado aos entes federativos por sete meses.

“Para que não haja desabastecimento nos serviços de vacinação, o consumo médio mensal da vacina BCG, calculado com base nas doses distribuídas aos estados, será readequado e passará para 500 mil doses/mês”, diz o documento.

A quantidade distribuída varia de acordo com a demanda de cada estado. “A readequação do quantitativo ocorreu por conta da tramitação do processo de aquisição, que envolve compra, desembaraço alfandegário e autorização pela Anvisa para a entrada do produto no país, que posteriormente é enviado para análise do controle de qualidade antes de ser distribuído para todo o país”, informou o ministério ao Metrópoles.

É recomendado que a vacina BCG, contra a tuberculose, seja administrada o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento e ainda na maternidade.

Na rotina dos serviços, o imunizante é disponibilizado para crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias, ainda não vacinadas.

Levantamento feito pela reportagem identificou que as quantias enviadas aos estados, atualmente, variam entre 30% e 60% do solicitado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?