Uma pergunta importante: o papel higiênico é vilão da higiene anal?
Médica alerta que o uso do papel higiênico é contraindicado e o mesmo pode ser um vilão da higiene
atualizado
Compartilhar notícia
Como a região anal não é uma superfície lisa, mas sim, enrugada e algumas pessoas têm plicomas – que são excesso de pele ao redor do ânus, a ducha higiênica é a melhor alternativa para a higiene após a evacuação De acordo com a médica coloproctologista, Juliana Stradiotto Steckert, que atende no Gastro Medical Center, em Florianópolis, assim como é feito com as mãos, é preciso lavar com água o orifício.
“Nem todo mundo está acostumado com essa opção, no entanto, além de ser mais ecológica e menos poluente que o papel, a água faz uma limpeza mais eficaz da região”, destaca.
A médica alerta que o uso do papel higiênico é contraindicado e o mesmo pode ser um vilão da higiene anal. “O uso do papel para limpar só espalha a sujeira. Além do atrito, a maioria das pessoas esfrega bem e isso pode machucar a pele ocasionando dermatite, fissuras, infecções e as hemorroidas podem ficar sensíveis e sangrar com mais facilidade. Imagina quem vai mais de uma vez por dia ao banheiro?”, explica.
Segundo Juliana, outra solução é fazer o uso de lenços umedecidos ao invés do papel higiênico na limpeza após a evacuação. “Muita gente diz que o uso deles causa alergia. A maioria dos produtos no mercado é desenvolvida para bebês e portanto, dificilmente provocarão reação nos adultos”, orienta ao frisar que muitas pessoas não secam a região após o uso do lenço umedecido e como fica molhada, pode gerar assaduras.
O único uso recomendado do papel higiênico, de acordo com a coloproctologista, é para secar a região após o uso da ducha ou do lenço umedecido. Outra alternativa, que pode ser uma opção para quem não tem a ducha higiênica é molhar o papel para fazer a limpeza da região anal.
Sobre papel higiênico com textura, colorido e perfumado, a Juliana é enfática: “Não são recomendados também”. Em caso de viagens, festas e eventos fora de casa ou de ambiente apropriado para higiene a médica recomenda: “Lenço umedecido na bolsa, no carro, no local de trabalho. É uma adaptação fácil e muito mais higiênica e saudável”.