UFBA desenvolve teste rápido para detecção do coronavírus
Segundo virologista, resultado pode sair em até três horas. No Brasil, oito casos estão sob investigação
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) desenvolveram um teste rápido que pode, segundo eles, identificar o coronavírus em aproximadamente três horas. Para o exame, eles utilizam um equipamento específico que, pela sensibilidade, consegue detectar melhor o vírus.
Ao G1, o virologista Gúbio Soares, que ficou conhecido nacionalmente por identificar o zika vírus, afirmou que o equipamento é automatizado e que hospitais do Brasil todo podem mandar amostras suspeitas para que eles façam a confirmação.
“Já existe uma normativa de fluxo para os laboratórios públicos, mas nós queremos oferecer nossa capacidade técnica, científica de um descobrimento de vírus, que a gente tem trabalhado aqui, para oferecer ao estado, ao país, à população, e beneficiar principalmente o povo”, afirmou ele.
Coronavírus
No Brasil, segundo a última atualização do Ministério da Saúde, são oito casos sob suspeita e ainda não houve qualquer confirmação. Neste domingo (09/02/2020) pousaram em Anápolis (GO) os brasileiros repatriados de Wuhan, na China, epicentro da doença.