metropoles.com

Técnicos do Ministério da Saúde ainda não indicam 4ª dose contra Covid

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, relembrou que ainda não há necessidade apontada por especialistas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
enfermeia retira vacina de frasco
1 de 1 enfermeia retira vacina de frasco - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Pouco menos de 40% da população brasileira elegível para dose de reforço já se imunizou. Os números são de levantamento feito pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 (Secovid) do Ministério da Saúde. Diante deste cenário, a pasta ainda não recomenda a quarta dose da vacina contra a doença para a população geral.

“Até o momento, os especialistas não indicam a aplicação dessa chamada quarta dose, que para muitos seria a primeira dose do ano de 2022”, relembrou o ministro Marcelo Queiroga, nesta segunda-feira (14/3). A prioridade continua a ser aumentar a cobertura vacinal com as duas primeiras doses e o reforço.

“A equipe técnica tem trabalhado sobre esse assunto, no âmbito da CTAI-Covid, discutindo com especialistas. A secretária Rosana Melo tem me informado a respeito desses dados”, continuou o cardiologista.

Em 11 de fevereiro deste ano, o ministério publicou nota técnica que formaliza o entendimento da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI-Covid), câmara consultiva que orienta o ministério sobre o tema.

Segundo a pasta, apesar de ser imprescindível evoluir na cobertura vacinal, a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização considera a “necessidade de dados mais robustos sobre a efetividade das vacinas após a dose de reforço”. Só assim, será possível identificar o impacto de uma nova dose.

“Com base nos dados existentes neste momento, não recomenda a quarta dose de vacinas ou segunda dose de reforço contra a covid-19 para população geral, incluindo indivíduos a partir de 60 anos de idade, com exceção dos imunocomprometidos”, esclareceu a nota, na ocasião.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?