Suspeitas de febre amarela chegam a GO e MS. Casos afetam 78 cidades
Um dos registros foi em Luziânia (GO). Com isso, sobe para seis o número de estados que apresentam pacientes com sintomas da infecção
atualizado
Compartilhar notícia
O número de casos suspeitos de febre amarela cresceu 25% em dois dias. No momento, laboratórios públicos investigam amostras coletadas de 455 pacientes. Na segunda-feira (23/1) eram 364. Além do aumento, as suspeitas se estendem pelo país. Um caso foi registrado no Entorno do Distrito Federal: em Luziânia (GO), e outro, no Mato Grosso do Sul. Com isso, sobe para seis o número de Estados que apresentam pacientes com sintomas da infecção.
Até o momento, foram confirmados 72 casos de febre amarela, incluindo 40 mortes. Tanto Goiás quanto Mato Grosso do Sul requisitaram doses extras da vacina. Foram enviadas 30 mil doses para Goiás e 25 mil, para o Mato Grosso do Sul.
O coordenador do departamento de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, afirmou que o que mais chama a atenção do surto desse ano é a velocidade da expansão do número de casos. Não há ainda uma explicação definida para esse aumento tão expressivo. Os primeiros registros começaram a ser feitos em Minas, no início do mês.