metropoles.com

SP vai oferecer sangue já testado contra zika

Segundo o chefe do Departamento de Biologia Molecular da Fundação Pró-Sangue, não há registros de transmissão via transfusão na literatura médica e a medida seria preventiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
1 de 1 - Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

A Fundação Pró-Sangue pretende oferecer sangue submetido a teste para detecção da presença do zika vírus para gestantes e bebês ainda no útero até fevereiro do próximo ano. Segundo o chefe do Departamento de Biologia Molecular da instituição, José Eduardo Levi, não há registros de transmissão via transfusão na literatura médica e a medida seria preventiva.

“Tivemos uma reunião nesta semana e decidimos canalizar nossos esforços. O que queremos é adotar em janeiro, no máximo em fevereiro, transfusões com sangue testado para o zika em gestantes e em crianças no útero da mãe”, diz Levi, que também é membro do Comitê de Doenças Infecciosas Transmitidas por Transfusão da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

Segundo o especialista, o número de transfusões nesse público ainda é pequeno, mas o preço do teste é considerado alto. “Há poucas gestantes, são cinco a seis por mês. Em bebês, fazemos uma ou duas. Mas dependemos de reagentes importados. Para testes para o zika, custa em torno de R$ 40.”

Levi diz que, inicialmente, a proposta não será expandida para todas as doações. “Não podemos fazer uma iniciativa isolada. Tem de ser uma decisão coordenada. Isso só pode ser feito se, após pesquisas, for verificada a transmissão por transfusão”, explica.

Ainda segundo Levi, todos os pacientes que doam sangue passam por avaliação epidemiológica e pessoas com sintomas de zika não estariam aptas para fazer o procedimento. “Não pode doar febril nem com conjuntivite. Para doar sangue, a pessoa sempre precisa estar saudável.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?