metropoles.com

Senado aprova criação de incentivos para empresas que contratarem UTIs

A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados em 24 de março e, com a aprovação do Senado Federal, vai a sanção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Buda Mendes/Getty Images
Prefeitura do Rio vai criar mais leitos de UTI no hospital Ronaldo Gazolla
1 de 1 Prefeitura do Rio vai criar mais leitos de UTI no hospital Ronaldo Gazolla - Foto: Foto: Buda Mendes/Getty Images

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (30/3), o projeto de lei (PL) que determina a criação do Programa Pró-leitos. A proposta busca incentivar empresas a aderirem ao financiamento e contratação de unidades de terapia intensivas (UTIs) para tratamento de pacientes hospitalares da Covid-19. O texto vai a sanção presidencial.

De autoria do deputado federal Luiz Antônio Teixeira (PP-RJ), o PL cria incentivos para empresas e pessoas jurídicas contratarem leitos para uso do Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados em 24 de março.

O texto prevê dedução dos valores gastos nas contratações no Imposto de Renda das empresas que declaram imposto na modalidade Lucro Real.

A matéria estabelece ainda a suspensão automática de cirurgias eletivas nos hospitais públicos e privados sempre que os leitos atinjam a taxa de ocupação de 85%, com exceção dos procedimentos oncológicos e de cardiologia. O impacto orçamentário deste PL foi limitado a R$ 2,5 bilhões.

5 imagens
Número de internados e de mortes por Covid-19 caiu, afirma SES-RJ
Kit intubação
1 de 5

Valter Pontes/Secom
2 de 5

Número de internados e de mortes por Covid-19 caiu, afirma SES-RJ

Divulgação/Secom-JP
3 de 5

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 5

Reprodução/Sesab
5 de 5

Kit intubação

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Eventos e turismo

Ainda durante a sessão plenária, a Casa aprovou a criação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A matéria volta à Câmara dos Deputados.

O Perse objetiva mitigar os impactos econômicos causados no setor durante a pandemia. Entre as medidas previstas na matéria está a possibilidade de empresas e redes do ramo parcelarem débitos com o fisco, compensação de perda de receitas, alíquota zero do PIS/Pasep, da Cofins e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) por 60 meses.

O programa também estabelece que as transações celebradas no âmbito do Perse receberão desconto de até 70% sobre o valor total da dívida e o prazo máximo para sua quitação de até 145 meses.

Vale ressaltar que o programa abrange apenas as empresas de hotelaria, cinemas, casas de evento, casas noturnas e de espetáculos, além de empresas que realizam congressos, feiras, feiras de negócios, shows, festas, festivais, simpósios ou espetáculos em geral e eventos esportivos, sociais, promocionais ou culturais. Agências de viagens, transportadoras e parques temáticos também serão beneficiados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?