Saúde quer isolamento por 10 dias para passageiros vindos do Reino Unido
A orientação ocorre devido aos recentes casos de uma nova variante do novo coronavírus registrados no país europeu
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde recomendou, nesta terça-feira (22/12), que passageiros de voos vindos do Reino Unido adotem isolamento de 10 dias após o desembarque no Brasil. As orientações ocorrem diante dos recentes casos registrados de uma nova variante do novo coronavírus no país europeu.
A pasta também reforçou aos passageiros que sigam as recomendações já estabelecidas pelas autoridades sanitárias, como o uso obrigatório de máscara de proteção contra Covid-19, além do distanciamento social, e higiene e desinfecção de superfícies.
Em nota, a Saúde afirmou que agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizaram ação de fiscalização e acompanhamento em voo proveniente da Inglaterra, que pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.
Ainda segundo o ministério, a partir da próxima quarta-feira (30/12) entrará em vigor a restrição de entrada, por rodovias, portos e aeroportos no Brasil para estrangeiros de qualquer nacionalidade. Antes do embarque, os viajantes precisarão apresentar à companhia aérea um documento que comprove o resultado não detectável de teste laboratorial (RT-PCR) para Covid-19.
Nova variante
Um alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre uma nova variante do SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido motivou a elaboração das novas medidas de precaução. O país registrou rápido aumento de casos notificados de Covid-19 em várias regiões nas quais uma nova cepa do coronavírus foi detectada.
Até o momento, não há evidências suficientes para determinar se a variante tem algum impacto na gravidade da doença, resposta de anticorpos, transmissão, desempenho de testes de diagnóstico ou eficácia da vacina.