Saúde publica nota técnica que libera vacinação de servidores da pasta
Documento foi divulgado nesta terça-feira (18/5). Servidores são considerados trabalhadores da saúde pelo Plano de Vacinação
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (18/5), nota técnica que permite a vacinação de servidores da pasta contra a Covid-19.
O documento atesta que os funcionários do Ministério são considerados “trabalhadores da saúde”. De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), profissionais da área estão entre os grupos prioritários e devem ser vacinados de acordo com a seguinte ordem:
I – Equipes de vacinação que estiveram inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados nas primeiras etapas da campanha;
II – Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas;
III – Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19;
IV – Demais trabalhadores da saúde.
SEI_MS – 0020554435 – Nota Técnica by Juliana Barbosa on Scribd
Segundo a nota técnica, servidores do Ministério estão na categoria “demais trabalhadores da saúde” por não pertencerem à linha de frente no combate ao vírus – mesmo que precisem atuar “in loco” em algumas unidades de saúde.
A vacinação desses trabalhadores, no entanto, deve ocorrer de acordo com os critérios de cada unidade da federação, de acordo com as informações da nota técnica.
“Os servidores e colaboradores deste Ministério da Saúde encontram-se contemplados na categoria de trabalhadores de saúde, conforme definição operacional do PNO e Oficio-Circular 57/2021. Devendo consultar a estratégia e etapa para vacinação junto à unidade de saúde de referência e/ou secretaria de saúde da localidade de residência”, informa o documento.
Em comunicado à reportagem, o Ministério da Saúde afirma que a nota técnica 637/21 “reitera que os trabalhadores da pasta são pertencentes a gestão da saúde, assim devem ser vacinados na etapa correspondente aos ‘demais trabalhadores de saúde’, conforme previsto no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO)”.
Segundo a nota da pasta, a vacinação desse grupo acontecerá “de acordo com as estratégias de operacionalização definidas pelas secretarias locais de saúde”.