metropoles.com

Saúde: enfermeiros são proibidos de inserirem DIU em pacientes

Ministério da Saúde afirma que o assunto deve ser objeto de outros meios de regulamentação como protocolos clínicos assistenciais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Holding an IUD birth control device in hand
1 de 1 Holding an IUD birth control device in hand - Foto: null

A norma que autorizava enfermeiros a fazerem o procedimento de inserção de Dispositivo Intrauterino e Contraceptivo (DIU) em pacientes na rede de atenção básica e de maternidades foi revogada pelo Ministério da saúde. A atividade passa a ficar restrita aos médicos.

A proibição foi assinada na última quarta-feira (18/12/2019) pelo diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde. Em nota ao Metrópoles, a pasta afirmou que a medida foi tomada porque o documento inicialmente utilizado não é o instrumento juridicamente adequado para tratar de prática profissional. “O assunto deve ser objeto de outros meios de regulamentação, como protocolos clínicos assistenciais, como disposto em leis de exercício profissional”, diz a nota.

Ainda segundo o ministério, “nenhuma nota técnica tem força de instituir ou proibir atos profissionais, definidos pelas leis de exercício profissional emanadas do Congresso Nacional. As ações e serviços de saúde são realizados pelos componentes da equipe multiprofissional, pela complementariedade de suas diferentes habilitações, conforme descrito nas leis de exercício profissional e suas regras. Cabe aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), nas três esferas de governo, compatibilizar a legislação vigente com as ofertas das Carteiras de Serviços e com as demandas e necessidades das pessoas”.

Harmonia
Por fim, o Ministério da Saúde reforçou a necessidade de prática multiprofissional em Atenção Primária à Saúde (APS), com integração harmoniosa entre os membros das equipes. Da mesma forma, o MS diz buscar a harmonia entre os Conselhos Profissionais de cada categoria.

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) afirma que, ao longo de 2019, dialogou e acordou com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e com o Conselho Federal de Medicina (CFM) que, pela primeira vez, produzirá Protocolos de Enfermagem em comum acordo com ambas as instituições, “a fim de qualificar a atividade assistencial dos enfermeiros e fortalecer a ação multiprofissional da APS”.

Logo que foi publicada, a medida causou reações das entidades médicas que apontavam a inserção do DIU no útero da mulher como ato privativo de médicos devido à formação e capacitação profissional. Na maior parte dos países europeus com sistemas universais de saúde, como Reino Unido e França, a enfermagem insere DIU rotineiramente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?