metropoles.com

Saúde confirma 1º caso de febre hemorrágica brasileira em 20 anos

A doença, de acordo com o ministério, é “considerada extremamente rara e de alta letalidade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Online Marketing/Unsplash
residentes
1 de 1 residentes - Foto: Online Marketing/Unsplash

O Ministério da Saúde confirmou, na noite dessa segunda-feira (20/01/2020), uma morte por febre hemorrágica brasileira provocada por um novo vírus. O último caso havia sido registrado há mais de 20 anos.

A doença, de acordo com o ministério, é “considerada extremamente rara e de alta letalidade”. “Este fator representa um risco significativo para a saúde pública, ainda que nenhum caso secundário tenha sido identificado até este momento da investigação”, destacou a pasta por meio de boletim epidemiológico divulgado nessa segunda.

O órgão informou que o paciente é de Sorocaba, em São Paulo, e contraiu o vírus da família arenavírus. No entanto, não há, até o momento, a confirmação da origem da contaminação. Ele começou a manifestar os sintomas no dia 30 de dezembro de 2019: dores muscular e no abdome, náuseas e vertigem.

Segundo o Ministério da Saúde, o paciente passou por três diferentes hospitais e fez diferentes exames para identificar doenças, como febre amarela, dengue e zika.

O caso foi comunicado à Organização Mundial de Saúde e à Organização Pan-americana de Saúde (OMS/OPAS), conforme determinam protocolos internacionais. Os funcionários dos hospitais em que o paciente foi atendido e familiares da vítima são monitorados.

“O que se sabe é que as pessoas contraem a doença possivelmente por meio da inalação de partículas formadas a partir da urina, fezes e saliva de roedores infectados”, informou a pasta. “A transmissão dos arenavírus de pessoa a pessoa pode ocorrer quando há contato muito próximo e prolongado ou em ambientes hospitalares, quando não utilizados equipamentos de proteção, por meio de contato com sangue, urina, fezes, saliva, vômito, sêmen e outras secreções ou excreções”, completou, em nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?