metropoles.com

Sarampo já matou cinco pessoas. Há mais de 1 mil casos registrados

Amazonas é o estado líder em registros da doença no país, com 788 ocorrências e uma morte. Com menos casos, Roraima já somou quatro mortes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
sarampo
1 de 1 sarampo - Foto: IStock

O Brasil tem surtos de sarampo em Roraima e Amazonas, mas há casos da doença em outras unidades da Federação. De acordo com o Ministério de Saúde, até essa segunda-feira (6/8), foram registradas mais de 1 mil ocorrências, sendo que 111 ainda estão sob suspeita.

O Amazonas é o estado líder no número de casos, com 788 registros. Em Roraima, são mais 281. Já foram confirmadas cinco mortes em decorrência da doença: quatro em Roraima, sendo três de estrangeiros e uma de brasileiro. Outro brasileiro morreu no Amazonas.

Casos isolados também foram registrados em São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2). O governo afirma prestar o apoio necessário aos estados e acompanha a situação. “Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados”, diz o site do Ministério da Saúde.

De acordo com a pasta, as ocorrências já registradas não tiveram origem no Brasil. Elas foram “importadas”, já que genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo presente na Venezuela.

Eliminação do sarampo
Os surtos acontecem apenas dois anos após o Brasil receber o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde. Se o país registrar um número maior de casos em 12 meses, pode perder o certificado.

O último surto de sarampo aconteceu entre 2013 e 2015, quando foram registrados mais de 1,3 mil casos. Os estados mais afetados à época foram Pernambuco e Ceará. As medidas adotadas pelo Ministério da Saúde, em conjunto com outros órgãos, foram bem-sucedidas e interromperam a disseminação da doença.

O ministério afirma que permanece monitorando a situação do sarampo em todo o país, especialmente em Roraima e no Amazonas, e as medidas de controle e prevenção já estão sendo realizadas. Agora, para evitar que o sarampo e a poliomielite se espalhem de forma endêmica, o governo federal está fazendo uma campanha nacional de vacinação. O público-alvo são crianças com idades entre 1 e 5 anos.(Com informações do Ministério da Saúde)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?