Saiba quais são os alimentos com maior índice de agrotóxicos no Brasil
Levantamento da Anvisa analisou 12.051 amostras de 25 tipos de cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes. Laranja é a campeã
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das frutas mais presentes na alimentação do brasileiro, a laranja, está entre os alimentos mais contaminados com resíduos de agrotóxicos e representam risco agudo para a saúde. A informação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O órgão analisou 12.051 amostras de 25 tipos de cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes. Segundo a agência, os itens foram escolhidos para a análise porque representam mais de 70% dos alimentos de origem vegetal consumidos no Brasil.
A laranja teve o maior índice de amostras com presença de agrotóxicos nocivos à saúde: 12,1%. Em seguida, está o abacaxi, com 5%. Como nos dois casos as cascas não são comestíveis, o risco de contaminação diminui com a eliminação delas. Estudos apontam que a chance de os produtos químicos usados para combater pragas nas plantações romperem a barreira natural das cascas desses frutos é baixa.
Todos os alimentos, avaliados nos 26 estados e no Distrito Federal, foram considerados por inteiro, incluindo partes não aproveitadas no consumo. Em terceiro lugar no ranking dos vilões da saúde, que é consumido por inteiro pela população, é a couve (com 2,6% de amostras contaminadas).
Uvas (2,2%) e alface (1,3%) vêm em seguida. Em produtos como abobrinha, pimentão, tomate e morango, o risco agudo de intoxicação calculado foi considerado aceitável em 99% das amostras.