Rio tem aumento de 25% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Além do Rio de Janeiro, outros 11 estados apresentam tendência de crescimento no número de registros
atualizado
Compartilhar notícia
O Rio de Janeiro registrou um aumento de 25% no número de casos de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). São informações do projeto Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estado enfrenta uma epidemia de Influenza, que se soma aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.
O balanço aponta que a média móvel de casos semanais saltou de 336 para 421 no estado, entre 24 de outubro e 20 de novembro.
Segundo os especialistas, a probabilidade do estado apresentar crescimento nos casos é de 95%.
Além do Rio de Janeiro, outros 11 estados também indicam tendência de aumento no número de registros: Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Bahia, Espírito Santo e São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.
Apresentam tendência de queda nos casos os estados de: Tocantins, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Pernambuco, Alagoas Sergipe Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná.
Roraima, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Paraíba apresentam estabilidade nos registros.
Surto de Influenza
O Rio de Janeiro tem registrado um surto de casos de Influenza, chegando a ultrapassar ao final do mês de novembro o número de casos de pacientes com Covid-19.
De acordo com especialistas, a alta na incidência do vírus está associada à maior circulação de pessoas e ao relaxamento das medidas de proteção adotadas durante a pandemia de Covid-19. A situação é agravada pela baixa adesão da população às campanhas de vacinação contra a gripe.