Resgate na China: “Só embarca se não tiver sintoma”, diz ministro
Jatos da FAB partem de Brasília ao meio-dia para buscar 34 brasileiros em Wuhan, berço da epidemia de coronavírus, na China
atualizado
Compartilhar notícia
A missão brasileira que vai resgatar brasileiros em Wuhan, na China, e trazê-los para um período de 18 dias de quarentena em Anápolis (GO), partirá ao meio-dia e deve chegar ao destino na sexta-feira (07/02/2020), após parada em Varsóvia, na Polônia.
São dois jatos da Força Aérea Brasileira que devem trazer 34 brasileiros – número confirmado até agora. Eles deixam a região mais afetada pelo surto de coronavírus.
“É uma missão real de resgate”, disse o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, na Base Aérea de Brasília, de onde partirão os aviões.
A previsão é de que os brasileiros cheguem ao Brasil entre 2h e 6h do próximo sábado (08/02/2020).
De acordo com o ministro, não há ninguém comprovadamente doente na lista de passageiros. “Só vão embarcar se não tiverem sintoma nenhum”, garantiu o ministro.
Cada avião leva 11 militares e sete médicos. Neles, há material para isolar pacientes em uma espécie de bolha caso alguém apresente sintomas já durante o voo.
Os brasileiros que chegarem de Wuhan, incluindo a tripulação, passarão 18 dias em quarentena.