metropoles.com

Queiroga festeja Coronavac e diz que Saúde e Butantan estão alinhados

Ministro exaltou a eficácia da vacina brasileira Coronavac na imunização contra a variante P.1 do coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Coletiva de imprensa do comitê de combate a covid no plácio do planalto ministro marcelo queiroga
1 de 1 Coletiva de imprensa do comitê de combate a covid no plácio do planalto ministro marcelo queiroga - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o Instituto Butantan e a pasta estão trabalhando de forma “alinhada”. A declaração ocorreu na tarde desta terça-feira (20/4), em conversa com jornalistas na sede do ministério.

Queiroga citou que, na última segunda-feira (19/4), participou de reunião com o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, e com o presidente do Butantan, Dimas Covas, para tratar da produção de vacinas e do envio de insumos ao Brasil.

O titular da Saúde exaltou a produção da Coronavac e mencionou a importância do imunizante no combate à variante P.1 do coronavírus. A eficácia da vacina contra esta cepa foi comprovada em estudos recentes do Instituto Butantan.

“Essa vacina tem sido muito importante no Plano Nacional de Imunização. [A reunião com Covas e o embaixador tratou] não só sobre a questão de insumos, mas também em relação às vacinas e sua efetividade contra as variantes”, disse o ministro.

Durante o pronunciamento, Queiroga também afirmou que o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsáveis pela produção das vacinas utilizadas no Brasil atualmente, são “patrimônios da sociedade brasileira”.

6 imagens
Ministro Marcelo Queiroga
Ministro Marcelo Queiroga
Ministro Marcelo Queiroga
Ministro Marcelo Queiroga
Ministro Marcelo Queiroga
1 de 6

Ministro Marcelo Queiroga

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 6

Ministro Marcelo Queiroga

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 6

Ministro Marcelo Queiroga

Fábio Vieira/Metrópoles
4 de 6

Ministro Marcelo Queiroga

Fábio Vieira/Metrópoles
5 de 6

Ministro Marcelo Queiroga

Reprodução
6 de 6

Ministro Marcelo Queiroga

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Reunião com empresários

Na manhã desta terça-feira (20/4), Queiroga participou, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de outros ministros, de uma reunião com diversos empresários brasileiros, organizada por Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Segundo o titular da Saúde, no encontro, foram expostos os planos do ministério e as ações que estão sendo adotadas durante a pandemia, sobretudo em relação à campanha de vacinação contra a Covid-19, que, na avaliação de Queiroga, “tem sido acelerada” em todo o país.

O cardiologista ressaltou que o Brasil deve receber, nos próximos três meses, 15,5 milhões de doses da vacina da Pfizer. Ele disse que tem estudado a questão logística da aplicação desse imunizante, que precisa ser armazenado em baixas temperaturas.

O ministro acredita, no entanto, que a imunização com o fármaco será realizada com sucesso. “O PNI é muito eficiente e vai colocar essa vacina para a população brasileira de maneira muito segura”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?