metropoles.com

Professora da UnB ao The New York Times: “Zika vírus reflete a desigualdade do Brasil”

Debora Diniz, fundadora do instituto de Bioética (Anis), argumenta que a crise na saúde é uma oportunidade para se discutir o direito das mulheres

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
The New York Times/Metrópoles
nyt
1 de 1 nyt - Foto: The New York Times/Metrópoles

Debora Diniz, antropóloga e professora da Universidade de Brasília (UnB), escreveu, nesta segunda-feira (8/2), um artigo no The New York Times. A acadêmica, pesquisadora do Instituto de Bioética (Anis), defende que a atual crise do zika vírus reflete a desigualdade social do Brasil.

Perdido em meio ao pânico sobre o zika, há um fato importante: a epidemia espelha a desigualdade social do Brasil. O vírus está concentrado entre mulheres jovens, pobres e negras, que, em sua maioria, vivem nas regiões menos desenvolvidas do país. As mulheres com maiores chances de contrair o vírus vivem em locais nos quais o mosquito faz parte do dia a dia, em que doenças como dengue e chikungunya já são endêmicas

Debora Diniz, professora da UnB

Diniz argumenta que, por exemplo, em Brasília, ainda não foram encontrados bebês com microcefalia por conta do zika. No entanto, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou que duas gestantes, de 29 e 36 anos, contraíram a doença – elas residem em Águas Claras e no Plano Piloto, respectivamente.

A antropóloga argumenta que a epidemia “é uma oportunidade para o Brasil olhar para a desigualdade e para os direitos das mulheres”. “Temos uma das leis mais duras sobre o aborto. O procedimento é legal apenas em casos nos quais as mulherers correm risco de morte, foram estupradas ou geram bebês anencéfalos”, escreve.

Segundo a pesquisadora, uma entre cinco mulheres de 40 anos, no país, já realizaram abortos – o que, de acordo com as leis nacionais, significa que cinco milhões de mulheres deveriam estar na cadeia.

Por fim, ela encerra: “O governo deveria dar às mulheres o controle sobre sua vida reprodutiva – métodos contraceptivos acessíveis e uma opção segura de aborto”.

*Debora Diniz é fundadora do Instituto de Bioética (Anis) e professora da Universidade de Brasília (UnB)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?