metropoles.com

Pesquisa da CNT aponta que 11,2% dos brasileiros não querem ser vacinados contra Covid-19

Os dados do levantamento da CNT mostram que é baixa a expectativa da população de que o imunizante seja aplicado ainda em 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pixabay
vacina
1 de 1 vacina - Foto: Pixabay

Estudo divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), nesta segunda-feira (26/10), mostra que 11,2% dos brasileiros não pretendem tomar a vacina contra o novo coronavírus. O levantamento foi realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa MDA.

Os dados mostram que é baixa a expectativa da população de que o imunizante seja aplicado ainda em 2020. Quase 60% dos entrevistados creem que as doses só chegarão ao Brasil no próximo ano. Outros 4% acham que “não haverá vacina”.

Questionados sobre o momento em que gostariam de ser vacinados, aproximadamente 50% defenderam aguardar o resultado das vacinações em outras pessoas. Enquanto isso, 40,8% querem ser vacinados de imediato.

Há, atualmente, uma disputa política a respeito da obrigatoriedade ou não da aplicação dos imunizantes contra Covid-19. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defende que a vacinação não deve ser obrigatória.

Nesta segunda, o mandatário do país reclamou do que chamou de “judicialização da vacina”, referindo-se à defesa feita pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, de que a Justiça poderia decidir sobre questões relacionadas à compra e obrigatoriedade do imunizante contra a Covid-19.

4 imagens
A comercialização das doses não é permitida
Vacina do coronavírus está sendo testada em São Paulo
O mundo ainda aguarda a confirmação da eficácia das vacinas
1 de 4

Apenas as vacinas para uso de estudo clínico estão circulando no país

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
2 de 4

A comercialização das doses não é permitida

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
3 de 4

Vacina do coronavírus está sendo testada em São Paulo

Getty Images
4 de 4

O mundo ainda aguarda a confirmação da eficácia das vacinas

Francisco Willian Saldanha/Ascom Hub

Aprovação do governo

A pesquisa também mediu a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o levantamento, o desempenho pessoal do mandatário do país é aprovado por 52% dos brasileiros.

Conforme o estudo, 43,2% dos entrevistados desaprovam a atuação do chefe do Executivo. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

No que diz respeito ao governo Bolsonaro, a aprovação é de 41,2%. Outros 55,7% classificaram a gestão como regular ou ruim, tendo 27,2% dos entrevistados classificado o desempenho dos comandados e do presidente como péssimo.

Em parceria com o Instituto de Pesquisa MDA, o levantamento realizou 2.002 entrevistas presenciais, de 21 a 24 de outubro de 2020, em 137 municípios de 25 unidades da Federação.

Além da popularidade do mandatário do país, a pesquisa apontou a percepção dos entrevistados em relação a temas como: eleições municipais, vacina contra Covid-19, Operação Lava Jato, retorno presencial de aulas nas escolas e auxílio emergencial. O estudo também avaliou o interesse dos participantes por questões políticas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?